Last Updated on 4 de outubro de 2025 by Construsul
Dedetização funciona contra Ratos?
O termo “dedetização” tem sido indiscriminadamente utilizado no sentido de “matar” baratas, moscas, mosquitos, pulgas e outros insetos, carrapatos, aranhas e escorpiões, ratos e camundongos, lesmas e caramujos, entre outros seres indesejados ou que transmitem doenças ao homem.
No entanto, cabe explicar resumidamente que o termo “dedetização” deriva do uso de um inseticida desenvolvido nos anos 40, chamado DDT. Apesar de o DDT ter sido muito eficiente, também acabava acumulando no organismo de animais de sangue quente, causando sérios problemas de saúde. Este produto foi proibido há algumas décadas, no entanto o termo “dedetização” permaneceu sendo utilizado, tanto por empresas especializadas, quanto por consumidores deste tipo de serviço.
Mas se não é utilizado mais o DDT, o que é utilizado? Novas moléculas inseticidas surgiram, muito menos agressivas aos animais não alvo (como seres humanos e animais domésticos) e ainda assim com elevada eficiência no combate aos insetos. Várias empresas especializadas passaram a usar o termo “desinsetização”, uma vez que o serviço combatia geralmente insetos (na verdade esse tipo de veneno tem ação contra diversos tipos de artrópodes invertebrados, como insetos e aracnídeos).