Aprenda como evitar picadas de aranhas

Aprenda como evitar picadas de aranhas – Para evitar picadas de aranhas é necessário saber onde elas costumam se esconder. Bastante adaptada a vida dentro das casas, a Loxosceles sp ou aranha marrom, encontra no ambiente intradomiciliar condições ideais para sua sobrevivência.

Esses locais destacamos: atrás de quadros, batentes de portas, dentro de caixas de papelão, frestas de armário embutido ou simplesmente atrás de móveis, esta aranha faz teias muito fáceis de identificar (como algodão esfiapado) e ootecas (bolsa de ovos) que parecem com bolinhas de algodão.

Muitas vezes estas aranhas escolhem o forro da casa como criadouro. Outro lugar bastante utilizado para isso são os acúmulos de material de construção ou de madeira do lado de fora da casa. Alguns acidentes por picada de aranhas ocorrem quando a pessoa está dormindo e a maioria quando veste roupas e sapatos.

Quando é descoberta, a aranha marrom procura fugir demonstrando não ter comportamento agressivo. Dessa forma entende-se que as picadas são provocadas quando o animal é comprimido contra o corpo, apenas como um ato de defesa.


Normalmente a picada da aranha é indolor 

Quanto ao efeito do veneno é necessário levarmos em consideração três aspectos básicos:

  • O local da picada;
  • A quantidade de veneno injetada;
  • As condições da vítima.

Em razão disso cada pessoa reage a picada de aranhas de maneiras diferentes. De qualquer forma, havendo suspeita de picada é indicado procurar auxílio médico o mais rápido possível.

Ainda podem ocorrer acidentes de picada com outras aranhas como a Phoneutria sp, conhecida como armadeira, geralmente encontrada no jardim, em meio a entulhos e tijolos. Sua característica principal é que esta aranha tem comportamento agressivo. Costuma “armar-se”, levantando o primeiro par de patas quando se sente ameaçada. De coloração marrom, sua picada é bastante dolorosa.

Muito confundida com a armadeira, encontramos também no jardim, Lycosa sp, conhecida como tarântula, menor do que a anteriormente descrita, não é agressiva e tem uma coloração mais acinzentada. Algumas pessoas costumam temer, pela sua aparência, a aranha conhecida como caranguejeira.

Bastante grande em relação às outras citadas, esta aranha geralmente não é agressiva, a picada deste aracnídeo é dolorosa, porém não causa reações sérias. Outra característica desta é que, quando ameaçada, desprende os pelos abdominais os quais podem causar irritação.

Estas três últimas espécies de aranhas citadas acima geralmente são encontradas nas residências esporadicamente. Sua presença pode estar associada às roçadas de terrenos baldios ou cortes de grama.


Quanto às medidas de controle e evitar picadas de aranhas podemos citar

Seguindo essas dicas, você saberá como evitar picadas de aranhas:

  • Vedar as portas de acesso a casa com “cobras de areia” ou similar;
  • Manter os móveis afastados das paredes sempre e pelo menos cerca de 10 cm;
  • Passar aspirador de pó em toda a casa dando especial atenção as frestas;
  • Se possível fazer aspiração em todo o forro;
  • Vedar com silicone as frestas de armários embutidos, batentes de portas, etc.;
  • Substituir as caixas de papelão por caixas plásticas com tampa;
  • Nos pés das camas, adaptar uma fita adesiva com dupla face ou passar vaselina líquida;
  • Se houver berços nunca deixar o mosquiteiro arrastar até o chão e vasculhar bem o colchão antes de deitar o bebê;
  • Revistar roupas e sapatos antes de vestir.

É importante salientar que as dedetizações somente surtem efeitos se for utilizado o produto correto no combate as aranhas, caso contrário podem causar evasão da maioria das aranhas para as casas vizinhas, uma vez passado o efeito do produto as aranhas voltam a habitar a residência. O produto mais indicado no controle de aranhas são os de efeito choque aplicado em conjunto com uma molécula micro-encapsulada.

imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas