Cupins idosos autoexplodem para proteger resto da colônia

Cupins idosos autoexplodem para proteger resto da colônia – No mundo dos insetos, a razão supera a sensibilidade. Os indivíduos mais velhos, que já não conseguem fazer o duro trabalho dos operários, são mandados para o front. A lógica: de alguma forma, é preciso colaborar com o grupo. Como as mandíbulas gastas dificultam a alimentação, eles se tornam um fardo.

O jeito de resolver isso é mandá-los para fora do ninho, onde podem, ao menos, ajudar na proteção dos demais. Os bravos “idosos” assumem a nova tarefa e, tal como os pilotos camicases da Segunda Guerra Mundial, se sacrificam pelos outros. Na presença do inimigo, eles explodem, lançando no ambiente substâncias tóxicas e venenosas.

A última missão de uma espécie de cupim foi descrita na edição da revista Science. Um grupo de pesquisadores da República Tcheca, da Bélgica e do Japão estudou o comportamento suicida dos Neocapritermes taracua, que vivem na região neotropical, inclusive, no Brasil. O autossacrifício não é uma exclusividade dessa espécie. Outros insetos têm ação semelhante, como as formigas camicases, do sudeste asiático.

Elas contêm uma substância tóxica dentro do corpo e, em situações de risco, se explodem para lançar o veneno que imobiliza o predador. Também asiático, o cupim Globitermes sulphureus primeiro captura o inimigo com a mandíbula para, então, romper glândulas de seu abdômen, que produz uma substância amarela e tóxica. Além de matar o adversário, esse líquido tem um cheiro que ajuda a avisar os outros sobre o perigo.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Central de Chamadas: (51) 3342-8908

Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre

www.construsuldedetizadora.com.br


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas