Dedetização de Cupins as pragas urbanas mais temidas na sociedade moderna

Dedetização de Cupins as pragas urbanas mais temidas na sociedade moderna – Cupins são pragas urbanas que podem causar grandes prejuízos financeiros. Eles são considerados, por alguns especialistas, umas das piores pragas para a sociedade moderna. Uma infestação de cupins em um estágio avançado pode depreciar imóveis e comprometer as estruturas suportadas por madeiras.

Apesar de aparentar fragilidade física, os cupins possuem uma extraordinária organização social. A “sociedade dos cupins” é considerada uma das mais inteligentes (entre as pragas urbanas) e é temida por possuir uma grande capacidade de destruição dos materiais à base de celulose os Cupins são silenciosos e a infestação desses insetos, na maior parte das vezes, só é percebida quando o ataque já causou grandes prejuízos.

No caso dos cupins de solo, a infestação é ainda mais difícil de perceber.

Para chegar até o seu alimento, os cupins de solo são capazes de danificar materiais, como metal, plástico, plantas, cimento, couro, isopor, papel, tijolos, cabos elétricos e de telefone. Assim, também destroem pisos, paredes, lajes impermeabilizadas e podem desgastar o concreto, aproveitando-se das fissuras e falhas já existentes entre o concreto e os demais componentes do edifício.

Já os cupins de madeira seca costumam construir seus ninhos nos móveis de madeira e se alimentar desses móveis. Mesmo com o ataque dessa espécie de cupins as superfícies dos móveis continuam intactas, o que dificulta a identificação de uma possível infestação o pó que vemos nos móveis são grânulos fecais e os buraquinhos nas peças são as passagens entre as galerias da colônia.

Esta espécie também pode destruir livros, sapatos, malas, roupas, cobertores, documentos, especialmente quando estes não são manuseados por um longo período quem nunca perdeu um móvel devorado por cupins não sabe o que é ter que tentar controlar esse tipo de praga o cupim é um inseto que vive tanto no campo quanto na cidade.

O que é cupim?

O cupim é um inseto, portanto invertebrado, pertencente a ordem Isoptera, também sendo conhecido como térmita, siriri ou aleluia, dependendo da região. Com mais de 2.000 espécies catalogadas em todo o mundo, os cupins são famosos por causar prejuízos econômicos, destruindo objetos de madeira e outros materiais com base em celulose.

Também causam grandes prejuízos em plantações e cultivos agrícolas, apesar de apenas 10% das espécies serem conhecidas por atacar plantas. Dadas essas características, é natural que sejam reconhecidos como pragas, mas possuem também uma importante função ecológica na natureza se considerarmos a quantidade de espécies, a ordem dos cupins é intermediária entre os insetos.

Mas, em termos de biomassa e quantidade de indivíduos, os cupins se assemelham às formigas, minhocas e até mesmo aos seres humanos, estando entre os animais mais abundantes do planeta.

Tipos de cupim
Como mencionamos, existem milhares de espécies diferentes de cupins. Mas, para fins de estudo, podemos classificá-los em dois tipos: os cupins de madeira e os cupins subterrâneos, afinal de contas são esses os que mais afetam a vida do ser humano.

Cupim de madeira seca
Os cupins de madeira seca se instalam dentro de peças e móveis de madeira com baixa umidade. É muito comum que apareçam em telhados, batentes, móveis e outros objetos feitos de madeira. Embora as colônias não sejam muito grandes, esses cupins causam sérios estragos, pois sua detecção só é possível quando o ataque já está em níveis avançados de destruição.

O ataque acontece pela criação de galerias dentro da madeira, onde os cupins se locomovem e se reproduzem só se percebe a presença da colônia quando as fezes são descartadas para o lado de fora da peça de madeira entre os períodos de setembro a dezembro, os cupins abandonam os abrigos e voam, até se desprenderem de suas frágeis asas. Assim, fugindo da luz, buscam construir novas colônias em objetos de madeira, dando início às infestações.

Cupim subterrâneo
Os cupins subterrâneos são considerados uma praga urbana de grande potencial de destruição. Alimentam-se não apenas de madeira, mas também de qualquer outro material que contenha celulose e, diferentemente dos citados acima, precisam de umidade para sobreviver por esse motivo, geralmente a colônia é desenvolvida no solo.

Nas construções, não importa se a madeira está em contato direto com o solo para que seja atacada. Construções de alvenaria são as mais visadas,  esse tipo de cupim constrói as galerias de acesso através de fundações, paredes, tubulações, entre outras estruturas, enquanto o núcleo da colônia se mantém em solo os indivíduos operários desse tipo de cupim se deslocam entre colônia e construção em busca de alimento, retornando diariamente para a colônia em busca de umidade.

As várias espécies de cupins existentes no planeta apresentam importantes diferenciações em suas características. Podem ou não ter asas (ápteros ou alados), sua cabeça apresenta formatos variados, possuem ocelos, antenas e aparelho bucal mastigador, além de um volumoso abdômen.

Procuram, então, abrigo, selando o ninho com a própria saliva e dejetos. Assim, ocorre a cópula e os ovos são postos pela nova rainha. A primeira geração de filhotes é cuidada diretamente pelo rei e pela rainha, até que tenham produzido operários suficiente para a função. O ninho é expandido e a rainha aumenta consideravelmente de tamanho, crescendo em potencial reprodutor. Uma colônia demora de 2 a 4 anos para amadurecer e, então, o processo se reiniciar.

E em casos de infestações de cupins terá que urgentemente realizar uma Dedetização de Cupins, conte com a dedetização da Construsul. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços


Dedetizadora de Baratas em Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Chamada de Chamadas: (51) 3342-8908

Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre

www.construsuldedetizadora.com.br


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas