Dedetização – Dedetizando o apartamento
A maioria das pessoas que vive em apartamento hoje em dia sofre com alguns problemas de pragas urbanas como formigas, baratas e outros insetos, e a melhor maneira de acabar com esses invasores é a dedetização.
Os métodos mais comuns são gel, spray e isca, e para cada tipo de inseto, deve ser escolhido um veneno diferente. O problema é que todos esses produtos, independente da escolha, acabam sendo prejudiciais para as pessoas e os animais.
O método em spray é ótimo para ser aplicado em rodapés e ralos. O ideal é que a residência seja evacuada por seis horas, para evitar que o cheiro ainda esteja forte quando os moradores voltarem e os animais possam correr livres pela casa, sem nada obstruindo seu caminho.
O gel é o mais usado contra formigas e baratas, e o material é colocado sempre em locais escondidos dos animais e das crianças, o que garante uma segurança a mais e não necessariamente obriga os moradores a deixarem o local por muito tempo, mas esse método é utilizado somente em casos de infestação.
Quais cuidados tomar na dedetização de apartamentos?
A dedetização é um procedimento sério e que deve ser realizado profissionalmente. Porém, não confie em qualquer empresa para realizar esse tipo de serviço.
A dedetização é, na maioria das vezes, realizada através de raticidas, inseticidas e outros venenos perigosos para o controle de pragas. Como é de se imaginar, esses químicos podem apresentar riscos para a saúde das pessoas que moram no apartamento.
Uma empresa que não é devidamente cadastrada e não segue as normais legais estabelecidas para o setor pode estar usando técnicas ou produtos inadequados, amplificando o risco á saúde. Para evitar acidentes e não acabar colocando a sua saúde em risco, sempre contrate uma empresa profissional e que possua todas as licenças para atuar no segmento.
Além disso, outro cuidado importante é evitar uma nova proliferação dessas pragas urbanas no ambiente já dedetizado. Essa é uma atitude contínua e que deve ser realizada pelos moradores do ambiente. Esse controle é feito através da eliminação de abrigo, água e alimento para esses animais.
Ou seja, manter o apartamento sem o acúmulo de objetos quebrados ou antigos (principalmente móveis de madeiras), manter a limpeza do local, sempre jogar o lixo fora (de preferência nunca deixar o lixo aberto durante a noite).
Conserte também vazamentos de água que possam estar servindo de reservatório de água para as pragas. Seguindo essas dicas, você garante que a dedetização do apartamento seja mais eficiente e dure mais tempo.