Dedetização e controle de pragas em empresas alimentícias – A presença de pragas urbanas em empresas alimentícias provoca prejuízo financeiro e risco a saúde. O controle de pragas urbanas em empresas alimentícias é de extrema importância, deve ser tratado como uma questão de saúde pública.
Entende-se como empresas alimentícias toda empresa que produz, manipula, distribui, armazena ou comercializa qualquer tipo de alimento é fundamental manter sempre limos cozinhas de restaurantes, lanchonetes, hotéis, hospitais, indústrias, supermercados, atacadistas, mercearias, frigoríficos, açougues e qualquer outra empresa produtora de alimento.
Principais Pragas Urbanas em empresas alimentícias
Todas as pragas urbanas são consideradas de alto risco no ambiente alimentício. Entre as principais pragas urbanas estão:
Formigas
Moscas
Mosquitos
Ratos
Baratas
Bombos
Cupim
Escorpião
Carunchos
Traças
Qual periodicidade de controle de pragas em empresas alimentícias?
O controle de pragas em empresas alimentícias deve ser muito rigoroso. O serviço de dedetização deve seguir minuciosamente os regulamentos e leis regidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo as determinações da Anvisa: Os proprietários dos estabelecimentos que produzem, preparem e servem alimentos, precisam de um plano de ação contínua. Isso quer dizer que o controle contra as pragas não deve parar nunca.
Além da dedetização é necessário realizar o descarte e armazenamento correto de alimentos e produtos. Além da constante higienização do ambiente. Já o controle de pragas deve ser realizado MENSALMENTE por uma empresa especializada, em empresas do segmento alimentício, a qualquer momento os agentes de vigilância sanitária pode fazer inspeções e até mesmo interditar a empresa ou comércio até regularização comprovada.
As orientações do Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas para empresas de alimentos estão disponíveis no item 4.3 da Resolução de Diretoria Colegiada nº 216 (RDC 216).
RDC nº 216 – 4.3 CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS
4.3.1 A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos.
4.3.2 Quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes, o controle químico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde.
4.3.3 Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e póstratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios. Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.
Práticas Preventivas de Controle de Pragas Urbanas em empresas alimentícias
As práticas preventivas devem ser adotadas em qualquer ambiente, incluindo comércio, residências e indústrias. O primeiro passo é o armazenamento correto dos alimentos. Eliminar ou armazenar de forma correta tudo que pode atrair pragas urbanas.
Resto de alimentos no lixo são atrativos para formigas, baratas e ratos. Estas pragas sendo atraídas irão buscar abrigo por perto e começarão a se proliferar, os principais abrigos de ratos e baratas lixo, entulhos e locais abandonados. Baratas são alimentos de escorpiões, que geralmente ficam alocados em ambientes madeira apodrecia e locais úmidos.
A falta de alimentos e abrigos anulará a chances de pragas urbanas em seu estabelecimento. Manter o arredor limpo é fundamental para o controle de pragas urbanas, pois reduzirá muito as chances de proliferação. Sendo assim, elimine corretamente lixos e entulhos.
Mantenha a manutenção de caixa de gordura, vedação de vazamento de canos e caixa d’água sempre bem fechada para eliminar qualquer fonte de líquido.
Práticas Corretivas de Controle de Pragas Urbanas em empresas alimentícias
As práticas corretivas é realizada pela dedetização, que deve sempre ser realizado por uma empresa especializada entre em contato com a dedetização da Construsul para realizarmos um orçamento e avaliar qual é a melhor procedimento para o seu caso.
Dedetizadora Porto Alegre
Central de Chamadas: (51) 3342-8908
Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre