É verdade que as baratas podem sobreviver sem a cabeça?

É verdade que as baratas podem sobreviver sem a cabeça? – Certamente você já ouviu a teoria de que as baratas são grandes sobreviventes, e que podem ficar serelepes aqui na Terra mesmo após uma guerra nuclear. Mas existe outra teoria sobre as baratas que intriga muita gente: afinal, elas podem sobreviver mesmo se tiverem a cabeça arrancada do corpo?

A resposta vai te arrepiar, porque ela é afirmativa! Sim, a ciência já comprovou que as baratas sobrevivem sem a cabeça – aliás, por um bom tempo! Para se ter uma ideia, existem cientistas dedicados apenas a pesquisar este fato.

Barata sem a cabeça

Antes de entendermos como estes insetos desagradáveis sobrevivem sem cabeça, é mais fácil falarmos sobre o porquê de ser impossível para um ser humano sobreviver ao mesmo sortilégio.

Em primeiro lugar, a decapitação provoca uma perda de sangue e de pressão sanguínea tão grandes que é impossível que o resto do nosso corpo continue funcionando; em segundo lugar, respiramos pelo nariz ou boca, e precisamos do cérebro para controlar esta função primordial; finalmente, nos alimentamos pela boca. Ou seja, mesmo que sobrevivêssemos em um primeiro momento, logo morreríamos de desnutrição.

Com as baratas, quase nada disso ocorre. A corrente sanguínea destes insetos funciona de uma maneira bem diferente, e não necessita de tanta pressão para irrigar o corpo. “Ao arrancarmos a cabeça da barata, o pescoço cicatriza rapidamente e não há uma perda significativa de sangue”, explica o pesquisador Joseph Kunkel, da Universidade de Massachusetts (EUA), que estuda o desenvolvimento das baratas.

Quanto à respiração, estes insetos resistentes absorvem oxigênio por meio de espiráculos – buraquinhos localizados em todas as partes do corpo. E o cérebro não é o responsável por controlar esta função ah, e ok, sem a cabeça as baratas não conseguem mais se alimentar. Porém, ao contrário de nós, humanos, elas podem ficar semanas sem comer.

“Elas vão ficar mais paradas, mais quietas, mas sobreviverão um bom tempo sem a cabeça. A não ser que sejam infectadas por bactérias, vírus ou mofo”, reafirma Kunkel christopher Tipping, entomologista (pesquisador de insetos) do Delaware Valley College (EUA) estuda baratas decapitadas. “Elas já sobreviveram muitas semanas em um pote. O corpo segue reagindo ao toque e se movimentando.”

CABEÇA TAMBÉM VIVE!

Agora você vai achar que é filme de terror! Mas o fato é que a cabeça da barata TAMBÉM CONTINUA VIVA ao ser arrancada do corpo. As baratas decapitadas continuam movimentando as antenas por diversas horas. Porém, ao contrário da “independência” do corpo, o cérebro não sobrevive muito tempo “sozinho” e logo deixa de funcionar.

E agora, ficou com um medo ainda maior de baratas?


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Central de Chamadas: (51) 3342-8908

Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre

www.construsuldedetizadora.com.br


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas