Formigas constroem jangadas com os próprios corpos – Na base de cordilheiras, como os Alpes, inundações são comuns — na época certa, a água pode cobrir o solo por dias. Isso é um problema para a espécie de formigas Formica selysi, que mora nessas áreas. Elas são obrigadas a evacuar toda a sua colônia, salvando a rainha e as larvas, para construir um tipo de jangada usando seus próprios corpos.
Segundo a Science, pesquisadores coletaram algumas dessas formigas e assistiram à formação desses barcos improvisados dentro de um laboratório. O processo foi todo gravado de cima para baixo.
O maior perigo não é um possível afogamento, mas predadores
Os cientistas notaram que rainhas são geralmente colocadas no lugar mais seguro, no centro da balsas. O curioso é que larvas são colocadas no fundo, lugar que parece ser a posição mais vulnerável. As inundações fictícias mostraram, no entanto, que essa é uma ótima estratégia de sobrevivência.
As formigas jovens quase sempre sobreviviam. Outras experiências ainda revelaram que elas são mais capazes de flutuar do que as adultas, assim podem sustentar melhor o barco. O maior perigo parece estar não em um possível afogamento, mas na chance de os insetos se tornarem um alvo fácil para peixes.
Dedetizadora Porto Alegre
Central de Chamadas: (51) 3342-8908
Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre
www.construsuldedetizadora.com.br