Estudo Desvenda Mecanismo de Controle de Formigas

Dedetizadora Formigas , Dedetizadora Formigas Porto Alegre, Dedetizadora de Formigas , Dedetização de Formigas , Dedetizador Formigas , Dedetizar Formigas .

Um novo estudo desafia a ideia tradicional de que a formiga é um inseto trabalhador, reforçada ao longo dos séculos pelas célebres fábulas de Esopo e Jean de la Fontaine. Pesquisadores americanos estudaram o comportamento de formigas de uma espécie comum nos Estados Unidos e descobriram, surpreendentemente, que metade delas não faz absolutamente nada no formigueiro, limitando-se a andar de lá para cá.

Os pesquisadores da Universidade de Tucson, no Arizona, construíram um formigueiro onde é possível filmar as formigas o tempo todo. O hábitat das formigas foi simulado com a maior precisão possível: o formigueiro tinha comida e “material de construção” para uso dos insetos.

Pacientemente, os pesquisadores marcaram os diminutos animais com tinta – cada um deles com quatro pontos coloridos na cabeça, no tórax e no abdome – a fim de rastrear seu comportamento. Cinco colônias de formigas da espécie Temnothorax rugatulus foram filmadas em 18 seções de cinco minutos, seis vezes por dia ao longo de três dias. Analisando essa quantidade de imagens, os cientistas descobriram as funções desempenhadas pelos insetos marcados.

De 225 formigas observadas, 34 eram “babás”, 26 faziam “trabalhos externos”, 62 eram generalistas, dedicadas a diversos tipos de tarefas e nada menos que 103 eram completamente ociosas, de acordo com o estudo. Segundo o autor principal do estudo, Daniel Charbonneau, do Laboratório de Insetos Sociais da Universidade de Tuscon, estudos anteriores já mostravam indicações de que em um formigueiro, pelo menos metade dos habitantes são inativos.

“Qualquer um que tenha trabalhado com insetos sociais já reparou nisso: metade deles parecem andar ali sem fazer coisa alguma. Nós fizemos o experimento para testar essa hipótese”, disse Charbonneau em entrevista ao Estado. O estudo foi publicado na revista Behavioral Ecology and Sociobiology.

Os autores do estudo ainda não sabem explicar, no entanto, por que tantas formigas permanecem inativas. De acordo com Charbonneau, nem necessidade de repouso, nem o ritmo do “relógio biológico” das formigas parecem justificar o ócio permanente das formigas “preguiçosas”.

EXÉRCITO

Uma das hipóteses, segundo os autores é que essas formigas não estejam realmente inativas: elas podem ser uma espécie de exército de reserva, que só entra em ação quando é preciso atacar inimigos ou defender o formigueiro. Outra hipótese é que as formigas ociosas sirvam como entreposto de comida para outras formigas, regurgitando o açúcar líquido guardado em seu abdome para alimentar as operárias exaustas.

“Existe também a hipótese de que essas formigas apenas não estejam a par das tarefas que lhes cabem e fiquem circulando e tentando evitar o trabalho”, disse o cientista. Os resultados do estudo também levaram os autores a questionar se a preguiça pode ser intrínseca à organização de trabalhos complexos.


Dedetizadora de Baratas em Porto Alegre

Formigas são Preguiçosas Mostra Pesquisa Americana Porto Alegre 

Dedetizadora Formigas  

Chamada de Chamadas: (51) 3342-8908

DedetizaçãoDedetização Porto AlegreDedetização de RatosDedetização de PulgasDedetização de CarrapatosDedetização de PombosDedetização de TraçasDedetização de FormigasDedetização de CupinsDedetização de BaratasDedetizadora de PombosDedetizadora de RatosDedetizadora de BaratasDedetizadora de TraçasDedetizadora de PulgasDedetizadora de CupinsDedetizadora de CarrapatosDedetizadora de FormigasDedetizadoraDedetizadora Porto Alegre

www.construsuldedetizadora.com.br


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas