Saúvas e quenquéns as formigas prejudiciais às lavouras

Saúvas e quenquéns: as formigas prejudiciais às lavouras – Todo ano, as chamadas formigas cortadeiras são responsáveis por grandes perdas no setor agrícola brasileiro. Divididas em dois gêneros, popularmente conhecidos como saúvas e quenquéns, as pragas agem cortando os vegetais e transportando-os para dentro de formigueiros, a fim de cultivar um fungo para sua própria alimentação.

Prejudicial para inúmeras áreas, a ação da formiga cortadeira é capaz de causar prejuízos irremediáveis para as plantas, fazendo-as sucumbir devido à desfolha contínua de suas folhas e ramos a praga, portanto, causa danos a diferentes culturas, como por exemplo, as de pinus, eucalipto, cana-de-açúcar e, até mesmo, áreas de pastagens – cuja estimativa é de que a ação das saúvas reduza a capacidade dos pastos em até 50%.

Entre as espécies de saúvas existentes no Brasil, 5 de destacam como perigos potenciais para a atividade agropecuária nacional, sendo:

– Saúva-limão (Atta sexdens): ataca florestas de eucalipto e pinus e plantas em geral;

– Saúva-cabeça-de-vidro (Atta laevigata): ataca pastagens, florestas cultivadas, plantios de cana-de-açúcar e plantas em geral;

– Saúva parda (Atta capiguara): ataca pastagens e plantios de cana-de-açúcar;

– Saúva mata-pasto (Atta bisphaerica): também ataca pastagens e canaviais;

– Saúva-da-mata (Atta cephalotes): corta plantas de folhas largas, principalmente a mandioca e o cacau.

Já em relação às espécies de quenquéns, as maiores causadoras de estragos para o setor são:

– Quenquém-de-cisco (Acromyrmex crassispinus): ataca principalmente pinus e eucalipto;

– Formiga-de-monte-vermelha (Acromyrmex heyri): corta gramíneas;

– Formiga-mineira (Acromyrmex laticeps): ataca plantas em geral;

– Quenquém-de-monte-preta (Acromyrmex lobicornis): corta tanto gramíneas quanto plantas de folhas largas;

– Quenquém mineira-preta (Acromyrmex lundi): ataca plantas em florestas cultivadas e na agricultura em geral.

Para alerta dos agricultores, os ninhos de formigas cortadeiras são capazes de abrigar milhares de insetos. As quenquéns, por exemplo, abrigam até 175 mil formigas em um só ninho, enquanto as saúvas reúnem uma população de até 7 milhões de formigas o combate à praga, por sua vez, pode recorrer a métodos mecânicos, culturais, biológicos e químicos, sendo que, cada um deles, tende a gerar resultados eficazes no controle a infestações.

Para tanto, é possível recorrer a diferentes tipos de formicidas. Estes produtos têm fórmulas eficientes e atuam no combate de formigas, tanto na prevenção quanto no tratamento do problema a recomendação geral, porém, continua sendo a prevenção, ou seja, o planejamento de ações especialmente dedicadas ao controle das formigas.

Isso quer dizer que o agricultor deve sempre refletir sobre os riscos existentes em seu plantio, incluindo, até mesmo, os perigos de disseminações de pragas.

Dessa forma, o problema pode ser eliminado antes mesmo de causar alguma espécie de prejuízo, sem maiores gastos e preocupações. se tem infestação de saúvas e quenquéns citados, o melhor a fazer é chamar uma dedetizadora em porto alegre, chame quem entende do serviço com qualidade chame dedetização construsul.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Central de Chamadas: (51) 3342-8908

Dedetização, Dedetização em Porto Alegre, Dedetização de Ratos, Dedetização de Pulgas, Dedetização de Carrapatos, Dedetização de Pombos, Dedetização de Traças, Dedetização de Formigas, Dedetização de Cupins, Dedetização de Baratas, Dedetizadora de Pombos, Dedetizadora de Ratos, Dedetizadora de Baratas, Dedetizadora de Traças, Dedetizadora de Pulgas, Dedetizadora de Cupins, Dedetizadora de Carrapatos, Dedetizadora de Formigas, Dedetizadora, Dedetizadora Porto Alegre

www.construsuldedetizadora.com.br


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas