VEJA AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS MOSCAS

VEJA AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS MOSCAS

Doenças Transmitidas pelas Moscas na maioria dos casos são muito graves e podem levar à óbito. Conheça os organismos patogênicos que estão associados às moscas. Que organismos estão associados as doenças transmitidas pelas moscas? Existem vários, vamos citar apenas alguns para não ficar muito cansativo, como:

Bacillus spp.;
Campylobacter jejuni;
Escherichia coli;
Escherichia coli O 157-H7;
Klebseillla ssp.;
Proteus spp.;
Salmonella spp.;
Serratia spp.;
Shigella spp.;
Staphylococci spp.

Há outros insetos que tem mais capacidade ainda de carregar e distribuir bactérias e microrganismos. A Mosca é um deles. Esses insetos podem liberar durante o vôo pequenas partículas de saliva carregadas de vírus e bactérias que podem ser transmitidas diretamente para o ser humano, podendo causar doenças muito graves.

Nem sempre é necessário que a Mosca pouse num alimento para contaminá-lo. Às vezes as Moscas, só de passar por cima do alimento ela já libera uma gota de saliva e lá se vai a maionese, falo isso por que as patas, as asas e o corpo das Moscas são locais infestados de bactérias e fungos.

As Moscas possuem aquilo que chamamos em entomologia de digestão externa, ou seja, as Moscas são incapazes de digerir alimentos sólidos e, por isso, precisam regurgitar, em outras palavras vomitar, nojento né…, sobre os alimentos liberando enzimas que “quebram” o alimento facilitando a sua ingestão e digestão.

As Moscas pousam em determinado alimento e começam o ritual. Primeiro, as extremidades das pernas têm sensores que percebem se o alimento interessa ou não. As Moscas realmente provam o alimento antes de consumi-lo. Muito espertas não acham? Se elas acharem que é uma refeição interessante elas então estendem a boca, que chamamos de probóscida.

A boca das Moscas é bem diferente da boca da maioria dos animais que conhecemos. A Mosca não tem dentes e é basicamente um tubo por onde a Mosca suga o alimento. Sendo assim, alimento sólido, nem pensar. Por isso as Moscas procuram tanto os molhos, os caldinhos, a gordura que cai do churrasco, os restos de sangue e outros que ficam disponíveis onde manipulamos os alimentos ou ainda aonde jogamos os restos de comida.

Antes de sugar o alimento as Moscas então regurgitam em seu interior. E é aí que mora o perigo de doenças serem transmitidas por esse inseto. Essas bactérias são liberadas num meio em que elas podem se multiplicar e em algumas horas, mesmo que o alimento que esteja na geladeira, pode causar altos riscos de infecção para as que pessoas que consumirem esse alimento.

Moscas são insetos limpos, que constantemente estão removendo os resíduos que ficam grudados em seu corpo. É fácil observar este comportamento. Ocorre que durante essa “limpeza” as Moscas removem as bactérias aderidas que obviamente acabam caindo nas superfícies, em utensílios, nos alimentos.

As Moscas não são apenas vilã dessa história

As Moscas não representam só contaminação e agentes transmissores de bactérias, doenças, vírus, fungos e protozoários conforme ditos anteriormente elas também desempenham um grande potencial benéfico. Existem algumas espécies de Moscas que desempenham um papel muito importante do ponto de visita de saúde humana. As Moscas são usadas como regeneradoras de tecidos de difícil cicatrização e até necrosadas.

As Moscas consomem o tecido ruim e liberam uma substância semelhante a um antídoto que ajuda promover a cicatrização de tecidos. Durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos alguns médicos faziam atendimento aos soldados feridos e observaram que algumas feridas cicatrizavam apesar de estarem cheia de larvas e Moscas. Atenção, mas nada de deixar as Moscas pousarem nas feridas, procure atendimento médico, ok?

Vários trabalhos já foram publicados a respeito e atualmente o tratamento com larvas de Moscas é considerado pelo FDA, sigla em inglês Food and Drug Administration, com uma terapia que deve ser feita com recomendação médica e há somente um laboratório licenciado a criar as Moscas estéreis para uso no tratamento nos Estados Unidos. A espécie de Mosca usada é a Phaenicia serricata.


imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas