Veja as doenças transmitidas pelos pombos

Veja as doenças transmitidas pelos pombos – O Pombo é mais um desses riscos. Um aspecto a considerar neste contato é que, devido à extrema proximidade que temos com os resíduos eliminados pelos Pombos, podemos estar sempre em risco.

Pombos vivem em lugares altos de preferência. Ficam no alto de casas e prédios para observar o movimento na rua e só descem se há interesse em comida, quase sempre. Os Pombos vão mudando de um ponto para o outro de observação e vão deixando no caminho uma trilha de excretas e esses restos é que são prejudiciais. O Pombo certamente não vai morder ou agredir ninguém, porém indiretamente ele pode causar sérios danos à saúde.


Os Pombos albergam alguns microrganismos

Os Pombos podem albergar alguns microrganismos ou eles podem desenvolver-se em seus excretas. O fungo cresce no solo e sobre a excreta de aves, incluindo os Pombos que costumam pousar sempre em bandos e nos mesmos lugares e formar grandes montes de excretas. Esse fungo produz um esporo microscópico, bem leve, que é aspirado e quando isso acontece, ele se aloja nos alvéolos pulmonares. O Histoplasma capsulatum é um fungo que, quando inalado no indivíduo são causa a histoplasmose.

É uma infecção não muito frequente em indivíduos normais, porém as formas mais graves da doença têm cerca de 80% de possibilidade de óbito. A maioria dos indivíduos normais não apresenta reação após uma breve inalação do fungo, porém em casos de inalação constante e sucessiva, os casos podem ser mais graves e a doença torna-se crônica. Nos pacientes imuno-comprometidos a doença é disseminada é grave.

Cryptococcus neoformans é outro fungo também disseminado pelo Pombo. Vários trabalhos relatam a presença desse fungo em fezes de pombos. Os Pombos são imunes tanto ao Histoplasma capsulatum quanto ao Cryptococcus neoformans em razão de sua alta temperatura corporal. O Cryptococcus neoformans é um fungo que também se aloja nos alvéolos pulmonares.

A doença pode disseminar-se e atingir o sistema nervoso central. O fungo também propaga-se em partículas microscópicas que são inaladas pela população que vive próximo ao local de infestação de Pombos.

Os Pombos também costumam apresentar em suas excretas bactérias como Salmonella. É muito comum observar em grandes Unidades de Abastecimento presença de Pombos geralmente albergados no local. Se os dejetos dos Pombos caírem sobre os alimentos que estão sendo comercializados, vão contaminá-los com certeza.

Sendo assim, é importante redobrar o cuidado na limpeza de vegetais e frutas que costumam ficar mais descobertos nessas áreas e, portanto, mais sujeitos a receber uma carga infectante dos Pombos.


Os Pombos carregam parasitas em suas fezes

Já se sabe que os Pombos albergam parasitas em suas fezes. Um trabalho de pesquisa desenvolvido no Brasil acusou a presença destes organismos em excretas de Pombos coletados em diversos ambientes.

Um importante parasita que merece referência é o bico geográfico (Ancylostoma spp) muito encontrado em praias. As larvas migram e infestam cães e gatos e eles liberam fezes que vão ser consumidas pelos Pombos.

Esses vivem em grande quantidade em inúmeras praias brasileiras, provavelmente estimulados pela presença de ambulantes que vendem de tudo na praia e pelos compradores que acabam jogando algum alimento para os Pombos. Os Pombos liberam excretas na areia que, por serem pequenas, misturam-se à areia e tem mais possibilidade de infectar as pessoas que estão naquele ambiente.

Existem muitos outros parasitas encontrados em excreta de Pombos responsáveis por infecções humanas importantes. A E. histolytica é considerada patogênica e causa a morte de 100.000 pessoas atualmente no mundo todo. Os helmintos encontrados em excretas de pombos segundo a pesquisa brasileira são o Ascaris spp, Strongyloides spp, Trichuris spp, Enterobius spp, Hymenolepis spp e Ancylostoma spp.

A fonte de contaminação destes organismos se dá principalmente através da inalação de partículas suspensas, manipulação de terras, geofagia, contato com a areia e ingestão através de alimentos crus e contaminados.

imagem Controle de pragas rs

Solicite orçamento para dedetização (desinsetização)

A Construsul Dedetizadora convida você a solicitar um orçamento totalmente grátis, temos uma equipe perto de você. Oferecemos serviços de controle de pragas e vetores com excelência.

Fazemos parte da rede CONSTRUSUL ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL, um grupo empenhado em trazer soluções inteligentes e sustentáveis para o controle de animais e inseto, desentupimentos, caça vazamentos e reforma predial.

Cofira nossos serviços de dedetização

O controle de pragas segue uma metodologia que exclui totalmente a possibilidade de contaminação do meio ambiente, produtos e/ou serviços, mas que é extremamente eficaz contra a praga. Nossa empresa é referência no controle de pragas urbanas, incluindo roedores.

Há mais de 40 anos trabalhando no extermínio de pragas urbanas, a Construsul dedetizadora oferece o serviço de desinsetização de pragas com melhores técnicas dedetização.

CONSTUSUL DEDETIZADORA - Serviços Profissionais em dedetização na sua cidade.

A Mais de 40 anos a Construsul dedetizadora vem atuando no mercado de controle de pragas urbanas, sempre preocupada em trazer ao cliente a satisfação de um trabalho bem feito com seriedade e profissionalismo.

Sua sede está localizada em Porto Alegre, com filiais na Grande Porto Alegre (RS) e Santa Catariana (SC) A empresa realiza os serviços de Higienização e Desinfecção Bacteriológica de Reservatórios de Água e Controle de Pragas como: Desinsetização (dedetização), Descupinização, Desratização, Controle de Pragas em Grãos Armazenados, Tratamento Fitossanitário Quarentenário, Controle Integrado de Pragas (CIP) entre outros.

Também trabalhamos com o Sistema Sentricon de Eliminação de Colônia de Cupins, um sistema criado para monitorar e eliminar colônias de cupins subterrâneos.

 

Confira mais conteúdos da Construsul sobre controle de pragas