Last Updated on 26 de junho de 2026 by Construsul Dedetizadora
O que acontece se matar a rainha do formigueiro?
- Interrupção na reprodução: As operárias são estéreis. Sem a rainha para colocar ovos, a colônia não consegue repor as formigas que morrem.
- Perda de ordem química: A rainha emite feromônios que ditam o comportamento e mantêm a organização social. Com o sumiço desse odor, o formigueiro entra em desordem, e as operárias podem ficar perdidas, menos produtivas e até vagar sem rumo.
- Declínio e extinção: À medida que a população envelhece e morre de causas naturais, o formigueiro esvazia lentamente, até desaparecer por completo.
- Exceções raras: Em espécies com várias rainhas (poligínicas) ou nas chamadas formigas-saltadoras, operárias podem iniciar disputas para se tornarem a nova reprodutora. No entanto, na grande maioria das espécies, a morte da matriarca significa o fim do reino.











