Porque não devemos ficar muito tempo no vaso sanitário?

Last Updated on 10 de maio de 2026 by Construsul Dedetizadora

Porque não devemos ficar muito tempo no vaso sanitário?

Principais razões para não demorar no vaso:
    • Hemorroidas e Varizes: A pressão prolongada causa o inchaço das veias no reto, resultando em hemorroidas.
    • Prolapso Retal: O esforço repetido e a gravidade podem fazer com que uma parte do revestimento retal saia pelo ânus.
    • Fissuras Anais: O esforço pode causar pequenas feridas na região anal.
    • Síncope Vasovagal (Desmaio): Ficar muito tempo fazendo força pode estimular o nervo vago, baixando a pressão arterial e causando tonturas ou desmaios ao levantar.
    • Contaminação: Levar o celular ao banheiro favorece a contaminação do aparelho por bactérias fecais.
O ideal é ir ao banheiro apenas quando sentir vontade, sentar, evacuar e sair, evitando o uso de celular ou leitura.