Porque não se pode beber água da torneira?

Last Updated on 17 de maio de 2026 by Construsul Dedetizadora

Porque não se pode beber água da torneira?

Beber água da torneira não é recomendado devido ao risco de contaminação por microrganismos (bactérias, vírus), metais pesados (chumbo, arsênio) e resíduos químicos, como o excesso de cloro e subprodutos (trialometanos) que podem causar doenças a longo prazo. Encanamentos antigos e caixas d’água sem manutenção também contaminam a água antes do consumo.
Principais razões para não beber água da torneira:
    • Subprodutos da cloração: O cloro, usado para desinfecção, reage com matéria orgânica e forma trialometanos e ácidos haloacéticos, substâncias classificadas como prováveis carcinógenos, associadas a riscos de câncer de bexiga e colorretal.
    • Contaminação na rede de distribuição: A água pode sair tratada da estação, mas é contaminada ao passar por tubulações velhas, enferrujadas ou sujas, além do acúmulo de sujeira em caixas d’água residenciais.
    • Metais Pesados e Resíduos: Presença de metais pesados (arsênio, chumbo, mercúrio) e até resíduos de medicamentos (antibióticos, antidepressivos) que o tratamento convencional não elimina totalmente.
    • Microplásticos e PFAS: Pequenas partículas de plástico e produtos químicos industriais (PFAS) têm sido detectadas, apresentando riscos à saúde ainda não totalmente conhecidos, mas potencialmente graves.
    • Doenças Infecciosas: Bactérias, vírus e protozoários presentes em tubulações mal cuidadas podem causar doenças como diarreia bacteriana e hepatite A.
Recomendações:
O uso de purificadores de água ou filtros é a opção mais segura para remover esses contaminantes. Ferver a água elimina bactérias, mas não remove compostos químicos ou metais pesados.