O manejo de morcegos é o serviço adequado para deixar os animais longe da sua área
As principais reclamações da população em relação aos morcegos são barulhos, sujeira proveniente dos excrementos e o medo de ser atacado. Mas, o maior receio deveria ser o risco de contrair doenças graves, como a raiva. Quando há uma colônia de morcegos por perto, você deve realizar o manejo de morcegos.
Saiba que durante o ano existem 2 picos da vinda de morcegos: primavera/verão e outono/inverno. É importante ficar em alerta durante estes períodos. Saiba mais
informações abaixo:
Primavera – Verão
No Brasil, o período acima se refere aos meses de final de setembro até final de março. Ou seja, fase em que ocorrem chuvas e aumento da população de insetos. Grande parte dos morcegos se alimenta deles, ocorrendo uma abundância de nutrientes. Alguns dos problemas causados pelos morcegos insetívoros são:
-
- Barulho no teto;
- Movimentação dos morcegos;
- Vestígios de excrementos e exalação de odores;
- Incômodo com o animal no espaço.
Porém nesta época também é o momento em que as colônias estão cheias de filhotes, sua temporada de reprodução. Estes filhotes não sabem voar ainda por serem muito pequenos, e dependem dos adultos para se alimentarem. Desta forma o Manejo destes animais não pode ser feito nesta época do ano. O manejo consiste em desalojá-los do local e vedar os acessos para impedir que retornem a ocupar este ambiente. Já imaginou se tentarmos afugentar estes animaizinhos que não sabem voar? Não tem como! Por este motivo o Manejo de Morcegos só é permitido pelos órgãos ambientais nos meses de Outono e Inverno. Se programe!
Outono – Inverno
Já nas estações de outono e inverno, entre os meses de março e setembro, o período de reprodução deles já se encerrou, os animais já sabem voar, tornando o período ideal para iniciar o serviço de Manejo de Morcegos. Em muitos casos a colônia sai do local voluntariamente para concluir seu ciclo migratório, mas se a vedação não for executada, na próxima primavera você poderá ter problemas novamente e não poderá tomar nenhuma ação novamente.
Medidas preventivas contra morcegos
Após o manejo de morcegos é necessário realizar medidas preventivas para evitar uma reinfestação dos animais no seu território ou acidentes como a transmissão de doenças. Confira algumas dicas abaixo:
- Se encontrar um morcego caído, não tente pegá-lo com as mãos. Ele pode estar doente e pode transmitir enfermidades sérias como a raiva ou a histoplasmose.
- Qualquer contato com morcegos, sejam lambidas, arranhões ou mordidas, devem ser cuidadas em um hospital ou veterinário, no caso de animais de estimação;
- Mantenha a manutenção em dia das vedações realizadas no manejo de morcegos para evitar novos acessos;
- Realize o controle de outras pragas urbanas que podem servir de alimento para os morcegos.
Solicite já um orçamento para manejo de morcegos
Realize o serviço de manejo de morcegos com uma empresa especializada. A Construsul Dedetização Porto Alegre possui técnicos treinados e qualificados para entrar em contato com essas pragas e remanejá-las para outro espaço. Cuidado ao ter contato com morcegos, pode ser perigoso.
Não esqueça que eles podem te atacar e ainda transmitir doenças mortais como a raiva. Nós ajudamos você a realizar o manejo de morcegos desde 1981 com total profissionalismo e qualidade! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!