Last Updated on 23 de agosto de 2025 by Construsul
Frequentemente percebemos nas buscas do Google que chegam atĆ© nosso site, uma sĆ©rie de dĆŗvidas que as pessoas tem e que enquadramos aqui nesta postagem generalizando com o tĆtulo āSimpatia para acabar comĀ pulgasā, que Ć© uma busca recorrente e que resume bem todas as variaƧƵes que acabam derivando desta.
Entre as diversas buscas que temos catalogado em nossas campanhas, com certa frequĆŖncia surgem as seguintes dĆŗvidas:
- Talco para pulgas funciona?
- Querosene mata pulgas?
- Ćgua sanitĆ”ria acaba com pulgas?
- Cal virgem mata pulgas?
- Ćleo diesel mata pulgas?
- Sal Ć© bom para acabar com pulgas?
- Simpatia para acabar com as pulgas
Para comeƧar a explicação, Ć© importante saber que aĀ pulgaĀ Ć© um inseto de ciclo completo, ou seja, possui as seguintes fases: ovo, larva, pupa e adulto. Estima-se que apenas 5% dasĀ pulgasĀ que estejam presentes em um local estejam no hospedeiro (cachorro, gato). Grande parte da população estarĆ” presente no ambiente, distribuĆda entre as 4 possĆveis fases de desenvolvimento.
Logo, daà tiramos a primeira conclusão relevante: não adianta tratar apenas o seu pet e não fazer um tratamento no ambiente onde ele costuma estar e transitar. Também não adianta tratar o ambiente e não tratar o seu pet. Para realmente acabar com as pulgas, é preciso realizar simultaneamente o tratamento com seu pet e no ambiente. Os talcos antipulgas, questionados acima, costumam funcionar, mas como dissemos, não adianta colocar o talco no cachorro ou gato apenas, se 95% das pulgas estão no ambiente. E é importante ressaltar que os tratamentos são diferentes. Para seu pet, é indicado que você consulte um veterinÔrio para obter a orientação mais adequada. Para o ambiente, nós temos a solução que você precisa. JÔ falaremos sobre ela em seguida.
A segunda conclusão importante é que nas fases de ovo e pupa, as pulgas estão protegidas contra a maior parte dos agentes nocivos a elas, diferente das fases ativas de larva e adulto. Por isso, mesmo que um dos elementos citados nas perguntas acima tivesse alguma eficiência contra as pulgas, ainda assim é pouco provÔvel que sejam suficientes para acabar com as pulgas de uma vez só. De qualquer forma, seria inaceitÔvel a indicação de utilizar ingredientes como querosene, cal virgem, óleo diesel ou mesmo Ôgua sanitÔria para banhar seu pet, na esperança de acabar com as pulgas. Primeiro porque existem produtos muito menos agressivos e perigosos e que são desenvolvidos especialmente para combater pulgas e carrapatos em animais de estimação, logo, não faz sentido utilizar produtos de eficÔcia duvidosa ou que possam colocar seu pet em risco.
A Dedetização traz riscos à saúde do seu pet?
O tratamento do ambiente contraĀ pulgasĀ eĀ carrapatosĀ geralmente Ć© um tratamento um pouco mais especĆfico do que aĀ desinsetizaçãoĀ (ou dedetização) contra as demais pragas e geralmente implicam na realização de duas aplicaƧƵes ou de produtos que associem um composto inseticida com um regulador de crescimento, nesse caso solucionando grande parte dos casos com uma aplicação apenas, que Ć© o nosso procedimento normal. Ou seja, em termos de seguranƧa, os procedimentos e cuidados sĆ£o os mesmos de qualquer aplicação deĀ desinsetizaçãoĀ (ouĀ dedetização). NĆ£o hĆ” maiores riscos envolvidos, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Caso seu pet seja um felino, um cuidado especial: nĆ£o use produtos Ć base de permetrina, pois estes sĆ£o extremamente tóxicos aos gatos.
Referente aos cuidados com seu pet no ambiente tratado, Ć© importante que o pet fique fora do ambiente por atĆ© 48 horas, dependendo da raƧa, podendo ser menos do que isso em muitos casos. Aproveite a saĆda dele do ambiente para iniciar o tratamento nele tambĆ©m contraĀ pulgasĀ eĀ carrapatosĀ conforme orientação do MĆ©dico VeterinĆ”rio.
Por fim, simpatias nĆ£o tem qualquer eficĆ”cia contraĀ pulgas. O que utilizamos Ć© muito mais eficiente: tecnologia. IndĆŗstrias agroquĆmicas pesquisam substĆ¢ncias que possuem determinados efeitos hĆ” mais de um sĆ©culo. Elas conseguem isolar e concentrar molĆ©culas capazes de agir de forma eficiente e eficaz no sistema nervoso de pequenos insetos, causando paralisia e morte, com elevada seguranƧa para seres humanos e animais de estimação, sempre tomando as medidas de seguranƧa necessĆ”rias.